segunda-feira, 26 de abril de 2010

Orientações e comidinhas dieta pastosa

Ao Inciar Dieta Pastosa:



Procure fazer cerca de 6 refeições ao dia.

Comece comendo com a colher de café na refeições, inicie com 2 colheres de sopa e aumente gradativamente para 3 ou 4 colheres (a capacidade do estomago no começo é de 50 ml chegando a 70 ml com 3 a 6 meses de cirurgia).

Ë fundamental tomar atitudes que lhe proporcionem conforto e bem estar durante a alimentação:


Coma lentamente, mastigando de 20 a 30 vezes cada porção do alimento de acordo com a consistência do alimento.

Evite beber rápido ou se deitar logo após as refeições para evitatr vômitos.

Beba água, água de coco ou outro liquido aos goles, devagar e sempre nos intervalos das refeições, cerca de 30 minutos antes ou depois das refeições, nunca durante.

Evite alimentos ricos em gorduras tipo: frituras, maioneses, laticínios feito com leite integral (manteiga, creme de leite, queijos gordos e etc) gemadas, queijos gordos, carnes e derivados gordos e etc.

Tome diariamente o suplemento protéico indicado pela nutricionista.

Evite passar mais de 03 horas sem alimentar, pois isso pode causar desconforto e provocar dores pelo acumulo de gases.

Procure observar (escreva ou mentalize ) os alimentos que vc não tolera bem.


1º Com relação as carnes e derivados:


Alguns operados relatam que os alimentos abaixo são com freqüência poucos tolerados.


Pratos feitos com carnes duras, principalmente vermelha: experimente usar carne moída magra para preparar hambúrguer, bolinhos, ou almôndega, caseiros sem gordura.

Adicione ao macarrão ou recheio panqueca e tortas feitas com purê de batata ou aipim.Prepare risotos e sopas, são bem tolerados.

A melhor maneira de consumir as carnes, mesmo o peixe que é mais fácil e rápida digestão: cozinhando, grelhado ou assando de forno ou brase, mas deixando ficar em consistência macia e suculenta.

Em seguida, desfie bem miúdo (cerca de 01 cm) e sirva com um molho caseiro ou com caldo de feijão temperado sem pimenta do reino e outros condimentos fortes: cominho, tempero para feijão, caldo de carne (pó/cubo), Sazon e tempero completo;


Caldo de feijão:


Depois de cozido o feijão.

Refogue em uma outra panela , a cebola, alho,pimentão e o tomate,louro e acrescente o feijão cozido.


Sugestão de molhos:

Molho ao sugo: preparado a base de tomate sem pele e sem semente, cebola e ervas (salsinha e manjericão)

Molho a bolonhesa: refogar o picadinho refogado na cebola, alho, pimentão, salsinha , acrescentar água deixe secar e coloque o molho ao sugo.
Molho branco: refogue a cebola, acrescente leite desnatado e requeijão light e 1 colherzinha de maisena.

Acrescentar atum ligth ou frango bem desfiado.



2º Com relação às frutas:
As membranas da laranja, tangerina e outras frutas cítricas devem ser evitadas: consuma os sucos e chupe- as sem engolir o bagaço.

As sementes e pele de algumas frutas e hortaliças devem ser retiradas, exceto as sementes de morango, normalmente bem toleradas.

Para as frutas e hortaliças fibrosas, como ameixa seca, batata doce e o aipim: use o liquidificador ou a peneira se for necessário eliminar as fibras de difícil digestão.

As cascas de frutas como maçã, pêra devem ser retiradas no inicio, para evitar entalos.

As frutas devem ser consumidas raspadas com colher ou amassadas com garfo.Durante os primeiros 7 dias da dieta pastosa, raspe ou amasse as frutas; aos poucos, procure maduras (banana, mamão, pêra, uva, ameixa fresca, morango, manga Haden, maçã).


Sugestão do queijo minas frescal (Fazendinha, Vigor, Creme cheese- Polengue) ou cottage,


Inicie a dieta sempre com peixe cozido com caldo e batata( desfie no prato).Dê preferência para o peixe na primeira semana, faça filé ou então cozinhe em posta grandes ou asse em forno comum, bem protegido por papel alumínio .Peixes de água doce ( Tucunaré, pescada, aruanã, cará)

Pão Frances fresco ou massa fina – é melhor aceito após 25 dias,desde que sem casca. Iniciar com quantidade menor que a recomendada.


Pão Frances fresco antes de 45 dias de operada não é bem aceito, só se for torrado.


Arroz (mesmo papa) não é bem aceito na maioria dos casos antes dos 30 dias. Portanto substitua por macarrão (miojo sem tempero ou cabelo de anjo) ou purê de legumes.

Purê de batata - Indicados (amasse ½ batata media com requeijão light e leite desnatado em pó ou liquido e sal)

Durante os primeiros 15 dias alternar frutas obstipantes: Maçã, banana, goiaba, caju.Alternadas com laxantes c/ Laranja, mamão e tangerina.


No caso de optar por carne moída (escolha Patinho, coxão mole)- preparar sopas ou almôndegas ou macarronadas ou com legumes.

Experimente macarrão com molho branco, molho ao suco, molho a bolonhesa, caldo de feijão.
A cenoura e beterraba não desmancham quando amassadas, devem ser raladas cruas e deixe cozinhar junto com a carne moída.

Após 5 dias da dieta pastosa, pode deixar de amassar os legumes e passar a cozinhá-los em cubos pequenos.Deixe cozinhar bem, para facilitar a mastigação.

Os temperos devem ser todos naturais e cozidos.

O preparo do ovo pode ser : cozido, mexido mole com pouca margarina light (acrescido de 2 colheres de leite e 1 colher de requeijão ligth) ou pochet, desde que você como a principio só a metade do ovo.
Lembre –se que do total de calorias o seu organismo só absorve de 60% a 70% das calorias ingeridas.
Entre as refeições ingerir água a vontade 45 min antes ou depois. Não substituir por suco ou água de coco.

9 comentários:

  1. To salivando so de pensar q daqui a 2 semanas jah vou estar nessa dieta kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vim te conhecer e adorei as dicas sobre as comidinhas pastosas. Peso 96kg e tenho 1,56m mas meu convênio ñ autorizou a cirurgia! Estou tentando na raça msm. É bem mais difícil... mas vou aproveitar algumas dicas. Atualmente tô entrando com tudo nas sopas.

    ResponderExcluir
  3. Eli, vc já foi na comunidade gastroplastia juridica? lá tem 2 advogadas excelentes...me ajudaram muito lutei um ano com o convênio não desista, menina vc ta com Imc 39,44 quase 40, qual o motivo alegaram pra negar? me add no msn pra falarmos luana_brandao_am@hotmail.

    ResponderExcluir
  4. oiiiiiiii,gostei muito dessa dica que voce deu,da dieta pastosa,estava precisando muito.No dia 03/11/2010 ja vou começar a dieta pastosa,mais nao vai dar para eu ir em Salvador buscar,moro no interior,a grana ta curta para eu poder ir la.eu liguei para nutricionista se ela podia manda mais ela me falou que nao podia nao so pessoalmenta,eu falei que nao dava para eu ir.Entao resolvir mi vira procura na internet...Ai so felicidade
    Beijossssss para todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Gentee só cuidado com sazon e temperos prontos!
    Eles são ricos em sódio, não fazem bem à saúde não! Utilizem sempre temperos naturais!

    ResponderExcluir
  6. Gente!Completei 20 dias, mas a nutricionista que me acompanha so muda para dieta pastosa com 30 dias. Estou muito ansioso. Estou sofrendo com essa espera, mas acho que na próxima fase vai ser bem mais tranquila e, dura somente 15 dias...

    ResponderExcluir
  7. Lu, fiz a cirurgia dia 19/12. Já entrei no pastoso, mas confesso q estou enjoada de algumas coisas...Suas receitas maravilhosas estão me salvando...Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Lu, estou enjoada da dieta líquida... As vezes nem dá vontade de comer! Fiz minha cirurgia dia 16/12/11 e não vejo a hora de entrar na dieta pastosa que tem mais opções. bjs e parabéns pelo blog. fcrlima81@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem- vinda!

Obrigada por seu comentário, assim que puder responderei..abs Luana