quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Onze dicas para...Alimentar-se bem após a bariátrica




Como essa cirurgia reduz a capacidade do estômago, é essencial uma nova conduta alimentar. Veja as orientações do nutricionista Carlos Basualdo, do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, SP



Por Shirley Santos












1 No primeiro dia após a intervenção, dá-se início a uma dieta líquida de 50 ml a 100 ml (cerca de 1 a 2 copinhos de café). Ela inclui água mineral, chás, água de coco, isotônicos, caldo coado de carne ou frango.



2 A partir do segundo dia, a refeição oferecida é líquido-cremosa (sopas caseiras batidas, caldos, sucos e vitaminas coados e iogurtes). Ao final de três semanas, papas como purê de batata, carnes batidas e mingau podem ser saboreadas. Ao completar um mês são inseridas frutas e carnes macias, batata cozida, entre outras opções.



3 Com a liberação dos itens sólidos, mastigue bem carnes, pães e frutas para facilitar o “trabalho” do estômago e evitar a sensação de “estufamento” e até vômitos.



4 Após a cicatrização (cerca de 30 a 40 dias após o procedimento), o cardápio já pode ser ampliado. Porém, de forma saudável e em quantidades menores.



5 Evite – pelo período de um ano após a cirurgia – biscoitos recheados, doces, refrigerantes e outras guloseimas para não comprometer a perda de peso. Açucarados propiciam a “síndrome de dumping” (náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarreia).



6 Priorize alimentos ricos em proteínas como carnes, leite de vaca ou soja, verduras e frutas. Adote também uma dieta pobre em gorduras (principalmente as saturadas).



7 Com a redução do estômago, os níveis de alguns hormônios que causam a fome, como a grelina, diminuem. Logo, seu apetite também. No entanto, apenas este “benefício” não a manterá magra. Procure controlar a ansiedade – para não exagerar à mesa – com o auxílio de um psicólogo e nutricionista no pósoperatório, por pelo menos seis meses.



8 Atenção às bebidas alcoólicas! Quem se submete à cirurgia fica menos resistente a este consumo – sem contar que elas são bastante calóricas.



9 É necessário repor algumas vitaminas e minerais por meio de suplementos alimentares. A capacidade reduzida do estômago limita a absorção adequada de nutrientes necessários ao organismo.



10 Mantenha-se sempre hidratada. O ideal é consumir água sem gás nos intervalos das refeições.



11 Coma devagar. Tanto o almoço como o jantar devem ser saboreados em 40 minutos. Além disso, os itens do prato devem ser cortados em tamanhos bem pequenos para facilitar a digestão.







4 comentários:

  1. OLA TUDO BEM?
    MINHA NAMORADA FOI OPERADA E JA FAZ UMA ANO...MAS TUDO Q ELA COME ELA VOMITA..E SEMPRE ESTA PASSANDO MAL...É DURO FICAR VENDO ELA PASSAR POR ISSO...GOSTARIA DE SABER O Q POSSO FAZER PRA Q ELA POSSA COMER NORMALMENTE E PARE DE PASSAR MAL.

    ResponderExcluir
  2. Oi querido,

    Puxa ela já tem quase ano e ainda fica vomitando, comigo aconteceu mais nos primeiros meses, mas ainda hoje se eu estrapolar ou tomar liquido em seguida terminar de comer chamo o Raul ou então se eu não mastigo direito ou como muito rápido, por isso evito fazer isso, seria bom procurar a equipe dela, cirurgião, psicologa e nutricionista, eles poderão orienta-la melhor, pode não ser o caso dela, mas minha psicologa relatou que já teve pacientes que desenvolveram bulimia pós- cirurgia...
    De qualquer maneira o melhor caminho a seguir buscar o apoio da equipe.
    Obrigada pela visita, desculpa demora para te responder estava sem computador...

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana, sou Gislayne tenho 20dias de operada, porem o salgado "pure, sopas", são intoleráveis pra mim, mesmo que toda vez eu coloque a batata pra dar um sabor mais agradável... Não cheguei nenhuma vez a vomitar, mas fico com aquela sensação de explodindo mesmo que não ingira a quantidade suficiente que é de 100 a 150ml.
    A minha nutricionista liberou para 4semana o arroz papado com caldo de feijão e carne moida, isso não implicará na minha perda de peso?
    As vezes fico confusa já que perdi 9k até agora...
    Bom meu e-mail é gislayne_morais@hotmail.com
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Oie Gislayne,

    Desculpa demora estava viajando, por isso não respondi antes...
    No começo é díficil mesmo, mas logo isso vai passar e você vai se alimentar normalmente, faça td que a sua equipe indicar...
    Quanto a perda de peso fique tranquilo, o resultado virá tem pouco tempo de operada, vai continuar perdendo peso por mais menos 1 ano, eu mesma pensei que não ia perder mais peso, mas ainda perdi um kilo esse mês estou com 75k e 1 ano e 2 meses de operada, perdi 48 k...
    beijos..
    Luana

    ResponderExcluir

Seja bem- vinda!

Obrigada por seu comentário, assim que puder responderei..abs Luana